sábado, 30 de abril de 2011

Brasil tem 661 mil jovens e 132 mil crianças responsáveis pelo próprio domicílio, diz IBGE


Na faixa etária em que a maioria dos jovens ainda está indecisa em relação ao seu futuro, quase 661,2 mil pessoas entre 15 e 19 anos –e outras 132 mil entre 10 e 14 anos– no Brasil são responsáveis por seus próprios domicílios, de acordo com dados do Censo 2010 divulgados nesta sexta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A estudante baiana Bruna Luzia da Cruz, 16, e seu marido, Roberson de Jesus, 18, fazem parte desta realidade.

Em dezembro de 2009, ao perceber que estava grávida, Bruna saiu da casa da mãe para morar com o seu primeiro namorado, um ajudante de marcenaria. “De uma hora para outra a minha vida mudou completamente e passei a garantir o sustento da minha casa, com a comissão que ganhava com a revenda de cosméticos”, afirma a estudante, que mora em Castelo Branco, bairro da periferia de Salvador.

A estudante, órfã de pai aos sete anos, conta que resolveu dividir uma pequena casa (45 metros quadrados) com o namorado porque “não aguentava mais discutir com a sua mãe”. “Ela sempre me responsabilizou pela gravidez precoce”, relembra. Desempregado por quase dois anos, Roberson disse que fazia alguns “bicos” para ajudar no orçamento familiar. “Até julho do ano passado, quando minha filha nasceu, minha mulher sempre contribuiu com a maior parte dos custos da casa.”
Segundo o IBGE, a Bahia, onde o casal mora, ocupa o quarto lugar em números absolutos no ranking, com quase 43,5 mil adolescentes responsáveis pelo lar, atrás de São Paulo (130,4 mil), Minas Gerais (53,8 mil) e Rio de Janeiro (50,3 mil). Também em números absolutos, Roraima é o Estado com o menor número de adolescentes chefes de domicílios, com quase 2.450. Já quando consideradas as crianças, de um total de 132 mil entre 10 e 14 que respondem pelo sustento da casa, 36,8 mil estão em São Paulo e 12,2 mil no Rio.

Depois do nascimento da filha, Bruna ainda encontrou uma fórmula para garantir parte dos rendimentos com as vendas avulsas. “Para me ajudar, uma prima visita as minhas clientes e nós dividimos a comissão.” A estudante ressalta que, em média, fatura cerca de R$ 200 por mês. “Sei que é pouco, mas o meu marido agora está empregado e ganha um salário mínimo. É com este orçamento que vivemos.”
Bruna afirma ainda que pretende voltar a estudar em 2012 –a estudante abandonou a escola no primeiro ano do ensino médio. “O meu sonho é concluir o ensino médio e fazer faculdade de fisioterapia.” Sem condições de pagar uma babá ou uma creche, a estudante disse que pretende deixar a sua filha com os sogros a partir do ano que vem, durante o período em que estiver na escola. “Poderia deixar a menina com a minha mãe, mas, depois de tudo o que passei, prefiro que ela [a criança] fique com os meus sogros.”
Com poucos amigos e vivendo praticamente somente em casa, Bruna afirma que sente falta de fazer “coisas básicas” de qualquer adolescente, como ir ao shopping ou à praia. “Sou uma pessoa conformada porque, além de não ter dinheiro, ajudo na manutenção de casa e tenho uma filha para criar”, finaliza.

Dia 1 Maio - Dia do Trabalhador - Nossos Parabens aos Jovens Trabalhadores

Hoje é o dia primeiro de maio
Trago flores dentro de um balaio
Para todos os trabalhadores,
Que sentiram as dores.

De um salário insuficiente,
De stress e pressão na mente!
Trago flores para um trabalhador,
Que trabalha com ardor e dor.

Para não perder o seu emprego,
Que garante parte do seu sossego!
Atualmente querem impedir o seu sucesso
Querem votar uma ementa no congresso.

Para tirar os seus direitos,
Que são quase perfeitos!
Querem tirar o seu décimo terceiro
De um jeito muito traiçoeiro!

Querem tirar seu seguro desemprego
Que trará dor de cabeça e desapego!
Trago flores ao trabalhador
Neste dia cheio de furor!

Que este delicado amor – perfeito,
Traga a sorte de uma esperança,
Que ele não deixe a política tirar o seu direito,
E que a justiça não fique só na lembrança!

Hoje é o dia primeiro de maio
Trago flores dentro de um balaio
Para todos os trabalhadores,
Que sentiram as dores.

Parabens a todos os Trabalhadores em especial aos Jovens Trabalhadores.
Parabens aos 360 Jovens que Trabalham em Nossa Prefeitura e contribui para o Crescimento de nossa Angra dos Reis

Resultado do Censo,somos quase a metade da População de Angra dos Reis


Saiu o Resultado do Censo IBGE, Veja os Numeros:

Ano 2000 - JOVENS - 14 a 29 Anos.

Homens: 22.894
Mulheres: 22.406

Total: 45.300
População Geral: 119.247

Ano 2010 - JOVENS - 14 a 29 Anos.

Homens: 30.358
Mulheres: 30.544

Total: 60.902
População Geral: 169.511

Crescimento em 10 anos : 15.602 Jovens

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Coordenadoria da Juventude Lança Logomarca Comemorativa de 1 Ano .


Coordenadoria da Juventude Lançou nesta Sexta (29) em sua Sede a Logomarca Comemorativa de Aniversário. A CMJ no Dia 14 de Maio estará Comemorando 1 ano de existência. com diversas atrações e exposição de seus trabalhos na Praça da Matriz Centro, apartir das 9 da Manhã.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Bullying - Diga NÃO

Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até há bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar sérias conseqüências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na auto-estima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias.
A sociedade tem vindo a sofrer significativas transformações. A família, núcleo primordial de educação, tem vindo dissimuladamente a delegar esse papel para a escola, dado que é no contexto educativo que as crianças passam a maior parte do dia. Todavia, nenhuma outra instituição poderá jamais substituir as condições educativas da família, nem parece ser razoável que seja unicamente a escola a ensinar valores tão necessários para o normal desenvolvimento da criança tais como: a democracia, as regras para a sã convivência, o respeito pelo outro, a solidariedade, a tolerância, o esforço pessoal, etc.
À escola não se pode pedir que além de ensinar os conteúdos programáticos exigidos pelo Ministério da Educação, tenha também que ter a função educativa que compete aos pais. No meio de tudo isto, a verdade é que a violência continua a existir e a registar-se cada vez mais na população jovem. A escola não pode ignorar que os conflitos e problemas sociais existem, e por isso tem vindo a adaptar-se como pode. E é precisamente na escola que as crianças imitem comportamentos que diariamente observam. Meios onde proliferam os maus tratos físicos e psicológicos, onde as privações, a promiscuidade, a baixa escolarização, a pobreza andam de mãos dadas.
As escolas precisam organizar projetos para combater o avanço do Bullying, investindo em palestras que mostrem a gravidade desse tipo de violência dentro da sociedade. Investindo na expansão desse assunto, o ambiente escolar tende a melhorar significativamente.
De acordo com pesquisas, o problema mais comum são os apelidos pejorativos, que representam 42,7% dos casos. Deboches coletivos (18,8%) e ofensas pessoais (13,7%) vêm em seguida. Das vítimas, 57,9% não reagiram às agressões, e 19,4,2% pensaram em vingança. E 71% das pessoas que foram alvo conseguiram superar o trauma.
As chances de agressão física são maiores nas escolas municipais: 46%. Nas estaduais, o índice é de 40%, e nas particulares, de 33,9%.

OXI, A nova Droga que Droga é essa?

Um derivado da cocaína está provocando uma epidemia de vício na capital do Acre, Rio Branco, e está se espalhando pelo país. De acordo com reportagem em cinco páginas publicada na edição de domingo do jornal “O Globo”, a droga chamada de “oxi” é consumida e procurada por jovens e crianças de todas as classes socioeconômicas do estado da Região Norte. É possível ver viciados perambulando em todas as regiões da cidade.
O nome é uma abreviação de “oxidado”: trata-se de uma mistura de base livre de cocaína e combustível (como querosene ou gasolina e ate solucao de bateria). É semelhante ao crack por ser uma pedra branca fumada em cachimbo, que custa mais barato e mata mais rápido. A droga veio da Bolívia e do Peru e entrou no Brasil pelo Acre. Há relatos de que o oxi já tenha deixado viciados nos outros estados da Região Norte e também em Goiás, Distrito Federal, em alguns estados do Nordeste e em São Paulo (nas regiões conhecidas como “cracolândia”). Existe a suspeita de que a pedra já pode ser localizada no Rio de Janeiro, mas a polícia não tem registro de apreensões.
Especialistas informam que o derivado tem o poder de dependência no primeiro uso, causando efeitos devastadores no organismo humano: doenças no sistema renal, emagrecimento, diarreia, vômitos e até perda de dentes, por conta do processo corrosivo provocado pela presença dos combustíveis na composição do oxi.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

2ª Conferência Nacional de Juventude acontece de 09 a 12 de dezembro deste ano

Brasília, 19/04/2011 – Decreto publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira confirma a realização da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude para os dias 09 a 12 de dezembro deste ano, em Brasília.

Para o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República – a qual está vinculada a Secretaria Nacional de Juventude – a Conferência deve ser um espaço formulador da nova política de juventude. “A Conferência representa um espaço de democracia, encontro e formulação de propostas e reivindicações que possam dar continuidade a todo o trabalho que já foi feito para a juventude”, afirma Carvalho.

Na opinião da secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, a conferência simboliza um instrumento mobilizador que deve contribuir para que os eixos definidos como prioridades de sua gestão – enfrentamento à mortalidade da juventude negra; trabalho decente; Plano de Banda Larga; autonomia das mulheres jovens e o estímulo à juventude rural; entre outros – se transformem em um Plano Nacional de Juventude.

A Comissão Organizadora Nacional da Conferência foi instalada no último dia 15, durante reunião do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). Confira a lista completa dos integrantes:

Gabriel Medina – Presidente do Conjuve / Fonajuves
Kathia Dudyk – Instituto Paulo Freire
Danielle Basto – Escola de Gente
Gabriel Alves – CPC/UMES
Nilton Lopes – CIPÓ – Comunicação Interativa
Hélio Barbosa – Rede de Jovens do Nordeste
João Vidal – UGT
Maria Elenice Anastácio – Contag
Marc Emmanuel Mendes – PMDB
Joubert Fonseca – PSB
Murilo Amatneeks – PT
Alexandre Piero – PJ
Danilo Moraes – CONEN
Marcela Cardoso – UNE
Paula Costa – UBM
Ângela Cristina Santos Guimarães – Secretaria Nacional de Juventude/SG/PR
Juana Nunes Pereira – Ministério da Cultura
Raquel Porto Santori – Ministério do Desenvolvimento Agrário
Maurício Boldrin Zanpaulo – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Rodrigo de Oliveira Júnior – Ministério da Educação
Danielle Fermiano dos Santos Gruneich – Ministério do Esporte
Guilherme Zambarda Leonardi – Ministério da Justiça
Lílian Cherulli de Carvalho – Ministério da Saúde
José Geraldo Machado Júnior – Ministério do Trabalho e Emprego
Geraldo Vitor de Abreu – Ministério do Meio Ambiente
Eliane Ferreira da Silva – Ministério da Ciência e Tecnologia
Cintia Santana Pires de Saboia – Ministério do Turismo
João Alves de Souza Júnior – Secretaria de Direitos Humanos
Luciana Mandelli – Secretaria de Políticas para as Mulheres
Luiz Barcelos – Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Deputado Reginaldo Lopes – Frente Parlamentar de Defesa das Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados
Ismênio Bezerra – Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude
Anízio dos Santos Freitas – Fórum Nacional de Gestores Municipais de Juventude

O Regimento Interno da Conferência, que contempla as regras para as etapas preparatórias do evento, será publicado nos próximos dias pela Comissão Organizadora Nacional.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dia 13 de Abril - Dia do Jovem !

O número de jovens existentes no mundo equivale a mais de um terço da população do planeta. Eles precisam não só ter voz ativa para traçar o seu próprio futuro, como também ter assegurado para si uma estabilidade nos seus planos profissionais e de lazer. Isto inclui um meio ambiente saudável, melhorias nos níveis de vida, mas principalmente na educação.
O ideal de vida para um jovem é que ele seja consultado sobre suas expectativas e orientado a partir delas, sendo incentivado a participar da vida política, social e cultural de um país, de um estado ou da região ou cidade em que vive.
Para garantir os seus direitos, o jovem não deve jamais se esquecer que tem o dever de lutar por esses mesmos direitos: saber reivindicar o direito à educação, ao ingresso no mercado de trabalho, à saúde, à segurança nas ruas, à diversão.

"A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte" (grupo Titãs).

Parabéns pelo Nosso Dia

Zélio Nascimento
Coordenador Municipal da Juventude
Angra dos Reis

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Coordenadoria da Juventude de Luto pela Chacina de Realengo RJ


A Coordenadoria da Juventude de Angra dos Reis presta suas homenagens póstumas e seus sinceros sentimentos as 12 Familias que perderam seus Filhos:


Ana Carolina Pacheco da Silva, 13
Bianca Rocha Tavares, 13
Géssica Guedes Pereira, 15
Karine Lorraine Chagas de Oliveira, 14
Larissa dos Santos Atanázio, 13
Laryssa Silva Martins, 13
Luiza Paula da Silveira, 14
Mariana Rocha de Souza, 12
Milena dos Santos Nascimento, 14
Rafael Pereira da Silva, 14
Samira Pires Ribeiro, 13




em juntos roguemos a Deus para tenham o descanso eterno.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Alunos do Honório Lima Protestam por Melhoria em sua Escola, Coordenadoria Apoia o Movimento.


Cerca de duzentos alunos fizeram uma caminhada para protestar contra a falta de estrutura do Colégio Estadual Honório, no bairro Balneário, em Angra dos Reis. Os alunos seguiram do Balneário até a Coordenadoria Regional de Educação da Baía da Ilha Grande, na Rua Coronel Carvalho, no Centro, onde relataram as suas necessidades, em uma reunião com representantes da coordenadoria.

A aluna Beatriz Rosa de Oliveira, de 15 anos, disse que o colégio vem passando por sérios problemas estruturais.
- Não temos diretor, faltam professores, nossa ventilação é precária, sem contar o material didático, que temos de dividir com outros alunos - falou Beatriz.

Acompanhe as notícias do DIÁRIO DO VALE também pelo Twitter.

Os alunos receberam o apoio do advogado Celso General, que se uniu aos estudantes durante a passeata.
- Queremos reivindicar o que é nosso por direito. Não temos professores, nem uma estrutura adequada para que estes alunos possam estudar. Este protesto é a favor da educação - falou General.

A gerente administrativa da coordenadoria, Cirlene Correa, relatou que realmente existe uma deficiência no número de professores. - Não temos professores para algumas matérias, o governo do estado estará em breve abrindo um concurso específico, para o preenchimento das vagas - disse. No final da reunião, os alunos entregaram um documento relatando todas as necessidades.

Transferência da Coordenadoria

Hoje, aliás, foi o último dia de funcionamento da Coordenadoria da Baía da Ilha Grande, que passará a pertencer a região do Médio Paraíba II, centralizada em Volta Redonda. Para Celso General, falta uma explicação do governo estadual, quanto à incorporação da Coordenadoria da Costa Verde à do Médio Paraíba.

- Não concordamos com a saída da coordenadoria, de nossa cidade. O governador terá explicar o porquê da retirada, da mesma. Amanhã, um grupo de alunos e a Coordenadoria da Juventude, através de Zélio Nascimento, participarão da sessão da Comissão de Educação, na Câmara dos Vereadores, às 15h. Os estudantes entregarão um abaixo-assinado aos vereadores, para que estes possam intervir e impeçam o fechamento da Coordenadoria da Baía da Ilha Grande.





Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,38309,Alunos-protestam-contra-precariedades-em-colegio--em-Angra-dos-Reis.html#ixzz1IcHgLOv4