sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Juventude Cidadã na Japuíba


Coordenadoria da Juventude leva integração, cultura e lazer para crianças e jovens do novo condomínio A Prefeitura de Angra realizou na tarde de sexta-feira, dia 21, um evento no Condomínio Cidadão da Japuíba com crianças e adolescentes moradores do local. O Juventude Cidadã, organizado pela Coordenadoria da Juventude, reuniu música, teatro e muita diversão e foi mais uma celebração alusiva ao Dia das Crianças (12 de outubro). O evento contou com a presença do coordenador municipal da Juventude, Zélio Nascimento.

As atividades começaram com a apresentação da banda de fanfarra Maestro Galloway, que tocou e evoluiu pelas ruas do condomínio, que possui 21 edifícios com 420 apartamentos. As crianças foram atrás ao som da música.

Em seguida foi a vez dos alunos e professores do Polo Musical Yumi Faraci, que funciona na Escola Municipal Tânia Rita (Ciep do Belém). Os alunos cantaram e tocaram para as crianças, contribuindo para despertar o gosto pela música. O polo pertence à Prefeitura de Angra, e alunos da rede municipal dos 9 aos 14 anos podem se inscrever. Para mais informações, o telefone do polo é 3369-6770.

A tarde de festa terminou com a apresentação teatral do grupo Angrarte, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Parque Mambucaba. Profissionais da Fusar fizeram medições de pressão e glicose com os moradores. Aqueles que apresentavam resultados fora dos padrões de normalidade eram imediatamente encaminhados para a UPA, ao lado do condomínio.

Prefeitura através da CMJ, realiza Seminário Antidrogas


Evento reuniu entidades do setor e alunos da rede municipal A Prefeitura de Angra, através de sua Coordenadoria da Juventude, realizou na quarta-feira, dia 19, na Japuíba, o III Seminário de Políticas Antidrogas. O evento, organizado na Escola Municipal Santos Dumont durante a manhã e a tarde, foi mais uma ação do governo municipal no combate às drogas junto a crianças e adolescentes. O objetivo foi conscientizar os jovens contra a disseminação das drogas no município. Estudantes de diversas escolas municipais e entidades que atuam no setor estavam presentes.

Os alunos participaram de oficinas de artesanato (fuxico, embalagem e pintura em plástico), bioenergética e teatro do oprimido. A bioenergética é uma forma de terapia corporal, que também trabalha a respiração e ajuda os pacientes a lidar melhor com as emoções. O teatro do oprimido, de cunho social, se utiliza de exercícios, jogos e técnicas teatrais tendo como alicerce a estética do oprimido.

Diversas escolas municipais levaram seus alunos, dentre elas, a Mauro Sérgio da Cunha, Cleuza Jordão, Tereza Pinheiro etc. Além dos alunos da Santos Dumont. O seminário é resultado de uma parceria entre a prefeitura e o Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen). Além do conselho, estiveram presentes os Alcoólicos Anônimos (AA), Centro de Atenção Psicossocial Infantil e Adulto, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Secretaria de Ação Social), Estratégia de Saúde da Família (Fusar) e Projovem.

A primeira edição do seminário foi realizada na Casa Larangeira, no Centro, e a segunda, no Ciep 495, no Parque Mambucaba. A meta é fazer um seminário por região, abrangendo todo o município.

As ações contra as drogas continuam. Na segunda-feira, dia 24, a coordenadoria estará levando sua campanha de combate às drogas ao grupo Amo Vidas, do Parque Mambucaba, entidade que atua no tratamento de dependentes químicos. E na terça-feira, dia 25, o setor lança a Cartilha para Pais de Crianças, peça que faz parte da campanha antidrogas do governo federal. As escolas municipais escolhidas para o lançamento são a João Carolino dos Remédios (às 10h), no Morro da Glória II, e Professor Sílvio de Castro Galindo (às 14h), no Camorim.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Angra na Conferência Estadual da Juventude

Delegação do município será a 2ª maior do estado e terá representantes em Brasília Pela primeira vez Angra dos Reis irá participar de uma conferência estadual da juventude. A delegação do município já é presença confirmada na 2ª Conferência Estadual de Juventude do Rio de Janeiro, que será realizada nos dias 28, 29 e 30 de outubro, no Circo Voador, Rio de Janeiro. A participação do município está sendo organizada pela Prefeitura de Angra, através de sua Coordenadoria da Juventude.

A delegação do município será a segunda maior do evento, com 23 delegados, ficando atrás apenas da do Rio de Janeiro, com 100. Dos 23 delegados angrenses, sete são do poder público e 16 da sociedade civil, o que inclui entidades estudantis, religiosas e políticas.

Com o lema “Conquistar direitos, desenvolver o Brasil”, a Conferência Estadual de Juventude é organizada pelo governo do estado e pela Superintendência de Políticas para a Juventude. O objetivo é debater as principais causas da juventude no estado e no país. Serão três temas: Juventude – democracia, participação e desenvolvimento nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e integração das políticas públicas de juventude.

O evento é uma preparação para a 2ª Conferência Nacional de Juventude, que será realizada em Brasília, de 9 a 12 de dezembro, sob o lema “Juventude, desenvolvimento e efetivação de direitos”. Durante a conferência nacional, a presidente Dilma Rousseff deverá sancionar a PEC da Juventude, que irá funcionar como um estatuto da juventude em âmbito nacional.

De acordo com o coordenador da Juventude, Zélio Nascimento, a participação em grande número de Angra dos Reis na etapa estadual possibilita que o município envie delegados também para a etapa nacional.

– Nós teremos uma participação expressiva na conferência do Rio de Janeiro e nossa expectativa é ter na Conferência Nacional da Juventude pelo menos cinco delegados de Angra, o que é motivo de muito orgulho para nós – afirmou o coordenador.

Câmara dos Deputados Aprova Estatuto da Juventude


Após sete anos de tramitação, o Plenário da Câmara Federal, em Brasília, aprovou, na última semana, o Projeto de Lei 4529/04, que institui o Estatuto da Juventude, com princípios e diretrizes para o Poder Público criar e organizar políticas para essa idade, considerada pelo texto como a faixa de 15 a 29 anos. Agora a matéria será enviada para análise do Senado.

A autoria do projeto é da comissão especial de políticas públicas para a juventude que garantiu no texto que haverá o combate a todas as formas de discriminação, assim como o respeito às crenças e também que será uma prioridade do Poder Público a universalização da educação em tempo integral.

O texto também prevê que os programas suplementares de transporte escolar serão progressivamente estendidos aos jovens estudantes de todos os níveis educacionais, no campo e na cidade.

Já o desconto de 50% nas passagens intermunicipais e interestaduais deverá obedecer às legislações federal, estaduais e municipais. Nos dois casos, os recursos para o subsídio deverão ser suportados, preferencialmente, com dotações orçamentárias específicas.

No projeto de Lei ficou acertado que entre os assuntos que deverão ser tratados pelos professores, destacam-se os relativos ao consumo de álcool, drogas, às doenças sexualmente transmissíveis, ao planejamento familiar e ao impacto da gravidez, seja planejada ou não.

Quanto ao desporto, o texto determina que as escolas com mais de 200 alunos, ou conjunto de escolas que agreguem esse número, deverão buscar um local apropriado para a prática de atividades poliesportivas.

III Seminário de Políticas Antidrogas - Será na Grande Japuíba

Evento direcionado aos jovens será realizado nesta quarta-feira A Prefeitura de Angra, através de sua Coordenadoria da Juventude, realiza na quarta-feira, dia 19, o III Seminário de Políticas Antidrogas. O objetivo é conscientizar os jovens contra a disseminação das drogas no município. O evento será realizado na Escola Municipal Santos Dumont, das 9h às 17h. As entidades participantes vão expor seus trabalhos e haverá oficinas de dança e teatro.

O seminário é resultado de uma parceria com o Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) e vai contar com a participação de algumas entidades que atuam no combate às drogas, como os Alcoólicos Anônimos (AA), Pastoral da Sobriedade, Centro de Apoio à Pessoa (Caps adulto e infantil), Comissão de Saúde da Câmara, Secretaria de Ação Social, Secretaria de Educação, Conselho Tutelar, Fundação Bezerra de Menezes, Samu, Fusar e Corpo de Bombeiros.

A primeira edição do seminário foi realizada na Casa Larangeira, no Centro, e a segunda, no Ciep 495, no Parque Mambucaba. A meta é fazer um seminário por região, abrangendo todo o município.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Coordenadoria da Juventude participa de Sessão sobre o Dia da Saúde Mental na Câmara Municipal




Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro), a Câmara Municipal de Angra dos Reis realizou nesta segunda-feira, através de um requerimento do vereador Dr. Ilson Peixoto, uma sessão especial de retrospectiva acerca da data, onde foi exibido o filme "Fabiana Eu Te Amo", produzido em 1990.
Estiveram presentes alunos da Escola Municipal de Educação de Surdos, representantes do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), das Secretarias de Saúde e Ação Social, Associação dos Familiares, Amigos e Usuários do Cais (AFAUC), Coordenadoria da Juventude, além dos vereadores Ilson Peixoto, Cordeiro e Leandro Silva.O evento contou com a palestra da Dra. Gina Ferreira, do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, e da apresentação de jovens do Projeto Angrarte, do Parque Mambucaba, que encenaram um espetáculo sobre a história de um jovem que se deixou influenciar pelas ofertas fáceis que estavam a disposição em sua vida, envolvendo-se com drogas.

Parabens para o Angrarte pela Apresentação

Fórum de Gestores de Juventude do Sul do Estado é criado


Primeira diretoria do fórum conta com o presidente da Coordenadoria da Juventude de Angra
Foi criado no dia 4 de outubro, em Volta Redonda, durante reunião na sede da Coordenadoria da Juventude daquele município, o Fórum de Gestores de Juventude do Sul Fluminense.
O fórum é composto de 11 cidades do Sul Fluminense – Angra, Resende, Volta Redonda, Barra Mansa, Itatiaia, Quatis, Rio Claro, Mangaratiba, Paraty, Barra do Piraí e Piraí.
O objetivo do fórum é fazer uma interligação dos gestores da juventude para uma troca de experiências entre os órgãos que lidam com esse público, assim como criar uma superintendência regional da juventude, para atuar como um braço da superintendência estadual na região sul-fluminense.
A primeira diretoria do fórum é composta por dois membros, um subsecretário e um secretário; este último, representado pelo presidente da Coordenadoria da Juventude de Angra dos Reis, Zélio Nascimento, que falou sobre a escolha. “É um motivo de muita alegria ter sido reconhecido com apenas um ano e quatro meses de trabalho. Encaro esse desafio com muita felicidade, e estaremos brigando junto aos outros municípios pela implantação de políticas públicas na região”, declara o presidente da Coordenadoria da Juventude de Angra.

sábado, 1 de outubro de 2011

Feira do Estudante na Casa Larangeira


Evento traz chances de estágio e informações sobre o mercado de trabalho
Os Jovens de ensino médio têm até o sábado, dia 1º de outubro, para conferir a II Feira do Estudante, na Casa Larangeira, no Centro, das 9h às 20h. Os estudantes podem se cadastrar para estágios, tirar suas dúvidas sobre cursos técnicos e superiores existentes em Angra dos Reis, fazer testes vocacionais e concorrer a brindes e bolsas de estudo. A abertura da feira foi nesta quinta-feira, dia 29. O evento está sendo organizado pela Prefeitura de Angra, através da Coordenadoria da Juventude, juntamente com a Secretaria de Educação e a Fundação de Cultura (Cultuar).

Diversas instituições de ensino estão participando. Dentre as de ensino superior, estão a Uniderp-Anhanguera, Uniasselvi, Universus, Unip e Universo. As escolas técnicas são a José Rodrigues da Silva, Ceim, Colégio Miranda e Prepara. O CIEE também está presente cadastrando jovens para vagas de estágio dentro do município.

A abertura da feira contou com as apresentações do grupo musical Visão sem Limites, formado por deficientes visuais, e pelo grupo Experimental de Cultura Popular da Fundação IVA, que mostrou alguns números de dança de roda. A Escola Técnica José Rodrigues ofereceu uma palestra sobre formação profissional e mercado de trabalho. Outras palestras sobre o tema acontecem até sábado.

Foi montado um palco na Praça Zumbi dos Palmares, em frente à Casa Larangeira, onde haverá várias apresentações culturais na sexta-feira e no sábado, a partir das 20h. Sexta-feira tem a peça “Três em Um”, com a Cia. Trupe do Descoco, e música com as bandas Track 5 e Coletiva. Sábado será a vez das bandas Valleriana e Agitaê.

Quem visitar a feira também ficará conhecendo um pouco mais sobre os projetos e políticas públicas do governo municipal voltadas para a educação, como o auxílio-transporte universitário, o polo musical e as escolas de tempo integral.

Jovens angrenses em noite de homenagens


Coordenador da prefeitura é homenageado pela Câmara. Grupos jovens tocaram na Praça do Porto A Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Angra esteve presente na Câmara Municipal, na sexta-feira, dia 23, para participar da cerimônia comemorativa pelo pelo Dia da Juventude (22 de setembro), organizada pela casa legislativa. O evento serviu para enaltecer a força da juventude do município, homenagear com moções de aplauso jovens de destaque em diversas áreas e discutir políticas para o setor. Enquanto a cerimônia acontecia na Câmara, shows de diversas bandas católicas e gospel animavam o público na Praça do Porto. Era a Noite da Juventude Católica e Gospel, organizada pela Coordenadoria da Juventude.

Os números reforçam a importância da cerimônia e das discussões. De acordo com dados da última pesquisa do IBGE, anunciados durante a cerimônia, 28% da população brasileira é constituída por jovens, o que significa cerca de 48 milhões de jovens. Em Angra, de acordo com o último censo, de 2010, há em torno de 60 mil jovens, o que equivale a um terço da população angrense. É compreendida como jovem a parcela da população na faixa etária dos 14 aos 29 anos.

Além de vereadores, a cerimônia da Câmara teve a participação do coordenador da Juventude, Zélio Nascimento, representando a prefeitura, do padre Gilberto, da Paróquia Santíssima Trindade, e de jovens de vários segmentos, como partidos políticos, igrejas e movimentos estudantis, que fazem parte do Fórum da Juventude.

Zélio Nascimento discorreu sobre os avanços da política municipal voltada para os jovens depois da criação da Coordenadoria da Juventude pela prefeitura. Ele falou sobre os projetos e ações do setor ao longo de seus 16 meses de criação. A coordenadoria já atendeu cerca de 20 mil jovens, por meio de 12 projetos e 10 programas. Zélio anunciou os próximos passos que serão dados pela prefeitura, como a posse do Conselho Municipal da Juventude, que irá acontecer no próximo dia 1° de janeiro, e a criação do Estatuto da Juventude. A previsão do coordenador é de que o estatuto seja sancionado pela prefeitura até o final deste ano. Ele citou também a inédita participação de Angra na 2ª Conferência Estadual da Juventude, no próximo mês.

– Nós estaremos no Rio de Janeiro para a conferência e, com certeza, vamos ter na Conferência Nacional da Juventude pelo menos cinco delegados de Angra, o que é motivo de muito orgulho para nós – disse o coordenador. A conferência nacional será realizada no mês de dezembro em Brasília.

Zélio foi um dos 21 homenageados pela Câmara com moções da aplauso. Ele recebeu a honraria pelo seu trabalho à frente da Coordenadoria da Juventude. Jovens da área do esporte, política, religião, comunicação, dentre outras, receberam a homenagem, além de associações como a Trupe do Descoco e o Greminho Futebol Clube.

O padre Gilberto ressaltou a importância do evangelho para a formação ética dos jovens e momentos importantes da história política brasileira em que os jovens foram fundamentais.

– O que seria da sociedade brasileira se não surgissem entre os jovens tantos movimentos de transformação, como o dos caras-pintadas, que até hoje é lembrado como um movimento que mudou a realidade democrática brasileira - destacou o padre.

Enquanto a cerimônia era realizada, começava a Noite da Juventude Católica e Gospel, mais um evento da Semana da Juventude. Com muita música e louvor, o público agitou com as atrações, que foram a banda D7G, Shekinah, Ministério Madureira, Ministério PIB Nova Angra, banda Apocalipse, Grupo Alfa, banda Salmos, DJ Célio e o grupo teatral Angrarte.

Coordenadoria da Juventude em noite de premiação


Jovens, personalidades e instituições recebem certificados pelo destaque na área da juventude
Na última quinta, 22, o Centro de Estudos Ambientais (CEA) recebeu mais de 200 pessoas que prestigiaram um evento da Coordenadoria Municipal da Juventude com o intuito de premiar tanto os jovens que se destacaram em um ano e quatro meses de existência da instituição quanto aqueles – pessoas e instituições – que apoiaram as iniciativas voltadas à juventude.
A noite também serviu para que a coordenadoria, na pessoa do presidente da instituição, Zélio Nascimento, prestasse contas quanto às ações realizadas pelo órgão, através de um slide show com as principais realizações, como o programa “Tô ligado”, palestras socioeducativas, Seminário de Políticas Antidrogas e o lançamento de cartilhas com temas importantes tanto para os jovens quanto pais, entre outros.
O secretário de Esportes e Lazer, Luiz Bambu – representando o prefeito Tuca Jordão –, o chefe de Gabinete Marcos Pinheiro – representando o secretário de Governo Carlos Alexandre Soares – e vereadores do município foram chamados ao palco do CEA para falar sobre a importância do evento.
“Gostaria de parabenizar a todos os jovens que formam a juventude angrense, e deixar claro que Tuca Jordão está sempre pronto para ajudar”, declarou o chefe de Gabinete.
“Tuca percebeu a importância, no governo, da Coordenadoria da Juventude. Este evento é muito importante para a cidade”, informou o secretário de Esportes e Lazer, Luiz Bambu, que representou o prefeito no CEA.
Os primeiros homenageados da noite foram os “Amigos do Jovem”. Os prêmios foram entregues pelos delegados angrenses que vão representar a cidade na Conferência Estadual da Juventude, em outubro deste ano. Entre os 26 ganhadores dos certificados estavam o frei Fernando Bezerra, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, o engenheiro Cláudio de Lima Sírio e a primeira-dama do município, Alessandra Jordão, e o próprio prefeito, Tuca Jordão – ambos foram representados na hora de receber as honrarias.
A lista de homenageados intitulada “Jovem do Ano” contou com 23 nomes, e incluía Márcio Rubem Rosa da Silva, da Igreja Adventista Wesleyana, Amanda Carvalho dos Reis, integrante da oficina de modelo, e Lourien Viana Ramos da Silva, do teatro.
Em um ano e quatro meses de existência, a Coordenadoria Municipal da Juventude atendeu a 20.600 jovens de variadas comunidades e bairros da cidade. “Tenho orgulho de ser o primeiro coordenador da juventude do município”, resumiu Zélio Nascimento, reforçando a posição de que a coordenadoria ainda vai lutar muito pelos jovens da cidade.

II Seminário de Políticas Antidrogas


Evento aconteceu no Ciep 495, no Parque Mambucaba Foi realizado na manhã do dia 21 de setembro, no CIEP 495 Guignard, o II Seminário de Políticas Antidrogas. Evento organizado pela Prefeitura de Angra através da Coordenadoria da Juventude, o seminário teve como objetivo transmitir valiosas informações aos jovens sobre o tema, de maneira criativa.
A Secretaria de Ação Social e a de Educação, Ciência e Tecnologia apoiaram o evento, assim como o Creas, a Comissão de Saúde na Prevenção das Drogas, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), o Caps A.D e o Capsi, o Alcoólicos Anônimos de Angra dos Reis e o Pró-jovem – muitos deles instalaram postos de informações no pátio do Ciep, localizado no Parque Mambucaba.
O presidente da Coordenadoria da Juventude, Zélio Nascimento, falou sobre o diferencial do evento e as atividades realizadas. “Este seminário é um evento diferente, em que os jovens participam ativamente de oficinas como a do teatro do oprimido, yoga, bioenergética e biodança. Em vez de o jovem ficar sentado escutando palestras sobre o que é droga, uma coisa que ele já sabe, ele vai participar ativamente de uma oficina cultural ligada ao tema”, explicou o presidente da coordenadoria.
As oficinas foram realizadas nas salas de aula do colégio, com os alunos participando gratuitamente das atividades. Mais de 1.500 alunos passaram pelo Ciep, que ainda recebeu a presença de vereadores do município e de outras autoridades.
O primeiro seminário do tipo aconteceu na Casa Larangeira, no meio do ano. A partir de uma ideia do Conselho Municipal de Entorpecentes de Angra dos Reis (Comen), ficou definido que o evento seria realizado em outros bairros – em outubro o seminário será organizado em Jacuecanga e, até o final do ano, todos os distritos do município receberão a ação, inclusive a Ilha Grande.