quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Cartilha sobre o álcool foi lançada


Coordenadoria da Juventude lançou cartilha sobre os riscos do álcool em parceria com o governo federal

A E.M. Cleusa Jordão, na Japuíba, foi a escolhida para sediar o lançamento da cartilha “Drogas: álcool e jovens” da série “Por dentro do assunto”, do governo federal, que faz parte do programa “To ligado”, da Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Angra. O lançamento foi na quarta-feira, 9, com a presença de cerca de 100 alunos.

O evento foi dirigido pelo coordenador Zélio Nascimento que explicou que o programa percorrerá todas as escolas municipais e estaduais.

“É nosso papel levar informação ao jovem. Esta é nossa segunda cartilha, pois a primeira foi voltada para educadores. Queremos atacar dos dois lados educadores e família”, falou ele.

A subsecretária de Educação, Neusa Fonseca, representou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, e falou sobre o poder das escolhas na vida do adolescente.

“Esse tipo de evento é muito importante para que os adolescentes, aqui presentes, avaliem a consequência do envolvimento com as drogas. As nossas escolhas, hoje, determinarão o nosso futuro”, falou Neusa Fonseca, que frisou a frase “Drogas, tô fora”.

A cartilha foi explanada pela a coordenadora do Projeto de Prevenção às Drogas da Secretaria de Educação, Beatriz Larrosa, que tem feito um brilhante trabalho nas escolas do município com palestras participativas e abertas aos jovens.

“Na cartilha temos dados importantes que provam que a maioria das pessoas envolvidas em acidentes fatais de carro tinham alto índice de álcool no sangue”, contou ela.

A presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), Maria Betânia, se colocou a disposição da Coordenadoria da Juventude para trabalhar com os jovens no trabalho de prevenção.

“Neste ano, vamos trabalhar e juntos conquistarmos parceiros para que, com o poder público, venhamos criar condições de melhoria para a juventude de nossa cidade”, falou ela, que foi seguida pela coordenadora do trabalho de prevenção do conselho, Vitória Regina.

Foram distribuídas 100 cartilhas na escola e um CD Rom com todas as informações digitalizadas foi disponibilizado para os alunos.

O vereador Leandro Silva também esteve presente e lembrou aos alunos sobre a reforma da escola, que foi anunciada pelo prefeito Tuca Jordão.

“Essa escola será totalmente reformada. Vocês merecem essa conquista. Vamos nos afastar das drogas e escolher estudar”, reforçou ele.