quinta-feira, 26 de maio de 2011

Coordenadoria da Juventude Participa do Dia do Desafio




Nesta Quarta (25) toda a Equipe da CMJ e os Alunos das Oficinas participaram do Dia do Desafio. ao todo foram 110 Jovens Participantes.

Participando pela sétima vez do Dia do Desafio, Angra dos Reis mostrou mais uma vez força de mobilização e talento para vencer obstáculos quando o assunto é esporte e lazer. No evento internacional de conscientização da importância da atividade física e da regularidade de hábitos saudáveis, que acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio em milhares de cidades ao redor do mundo, o município superou todas as expectativas de adesão da população às atividades programadas.

O Dia do Desafio em Angra deste ano foi marcado pela integração de milhares de pessoas e pela ousadia da cidade em fazer algo diferente entre tantas ações tradicionais já realizadas no evento. Acreditando na máxima de que “a união faz a força”, o município traçou um desafio para si mesmo e conseguiu superá-lo, com a integração de atletas, professores, desportistas e populares. A ideia de se confeccionar uma corda feita com papel higiênico e utilizá-la para puxar uma caminhonete resultou num grande sucesso, principalmente pela mobilização da comunidade. Ao todo, o município conseguiu que quase 60 mil pessoas ao longo do dia se exercitassem por algum tempo, fechando o número de participação em 59.162 pessoas.

O palco central da programação do evento feita pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, foi a Praça da Matriz, no Centro, com atividades de recreação para crianças, com aparelhos de cama elástica, pingue-pongue, jogo de damas e de xadrez, apresentações de dança, performance dos alunos da escolinha de ginástica artística, exibição de roda de capoeira e de caratê, e mobilização dos integrantes da União Angrense de Artes Marciais e Lutas na confecção da corda feita de papel higiênico. A praça ficou lotada o dia inteiro, com participação intensa de populares ajudando na feitura das tranças de papel. Foram usados mais de 35 rolos de papel higiênico, representando aproximadamente 16 km, e na confecção da corda, numa técnica muito simples e que, na verdade, envolvia muito mais o trabalho manual e a mobilidade física das pessoas, para que a meta fosse alcançada.

Enquanto as pessoas esticavam, enrolavam e trançavam o papel higiênico de lá para cá na Praça da Matriz, num exercício repetitivo, em outros pontos da cidade o Dia do Desafio também estava a pleno vapor. Na Praça do Porto, homens da Defesa Civil Municipal possibilitavam a participação de crianças, jovens e adultos nos equipamentos de esportes radicais do arvorismo e tirolesa, e paralelamente populares se divertiam nos jogos de tênis de mesa e arremesso à cesta. Nos mais de 20 polos espalhados pelo município das escolinhas do PEC (Programa de Esportes para Crianças) e atividades do PAC (Programa de Ação Corporal), centenas de pessoas praticavam esportes habituais e ousavam sair da rotina com atividades diferenciadas possibilitando também a adesão de moradores de diversas comunidades. Alunos do Colégio Naval também entraram firmes neste desafio e se exercitaram durante quase 30 minutos durante um “aulão” de aeroboxe comandado pelos professores de educação física da secretaria.

De alguma maneira ou forma, sejam nas escolinhas ou em clubes, praças, quadras, campos de futebol, areias das praias, academias, escolas, piscinas, no mar, as pessoas fizeram pelo menos 15 minutos de alguma atividade física, outras em muito mais tempo, e levantaram a bandeira de se ter uma vida saudável, e a cidade conseguiu vencer o desafio de puxar uma caminhonete cabine dupla, marca Ranger, com as cordas feitas de papel higiênico. Foi um desafio feito e cumprido. Uma das principais ruas do Centro da cidade, a Rua do Comércio, foi o palco desta iniciativa, e o local ficou entupido de gente, um grande número de populares, para ver de perto a ousadia de se puxar uma caminhonete com cordas feitas de papel. A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, mais uma vez, e por mais um ano, fez do Dia do Desafio uma data de mobilização da sociedade angrense em prol da vida saudável e de mais qualidade de vida. Este ano, Angra teve como adversária a cidade de Momostenango, do estado de Totonicapán, na Guatemala, região da América Central. Nas seis edições passadas do Dia do Desafio, Angra venceu duas, em 2008 e 2010.