quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Seminário Antidrogas em Jacuecanga


Coordenadoria da Juventude levou a quarta edição do evento aos alunos do Ciep 302 A Prefeitura de Angra, através de sua Coordenadoria da Juventude, realizou na quarta-feira, dia 23, em Jacuecanga, mais um Seminário de Políticas Antidrogas. O evento, organizado no Ciep 302 – Charles Dickens durante a manhã e a tarde, foi mais uma ação do governo municipal no combate às drogas junto aos adolescentes. O objetivo é conscientizar os jovens contra a disseminação das drogas no município.

Os alunos participaram de oficinas de crochê, caricatura, bioenergética e teatro do oprimido. A bioenergética é uma forma de terapia corporal, que também trabalha a respiração e ajuda os pacientes a lidar melhor com as emoções. O teatro do oprimido, de cunho social, se utiliza de exercícios, jogos e técnicas teatrais, tendo como alicerce a estética do oprimido. O seminário é resultado de uma parceria entre a prefeitura e o Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen).

– Queremos conscientizar os jovens mostrando a eles que o prazer da vida deve ser encontrado dentro de cada um, que não precisamos de um prazer externo. Pois a droga dá um prazer inicial, mas depois causa dependência e sofrimento – explicou Maria de Betânia Chaves, coordenadora de Tratamento do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen).

A coordenadora explica que, junto com todas as atividades do Seminário de Políticas Antidrogas, está sendo feita uma pesquisa com os jovens, na qual eles respondem quais as opções culturais, de lazer e de profissionalização eles preferem no município.

– Para tirar os jovens das drogas é preciso oferecer a eles opções concretas. Pois a droga entra em suas vidas também como uma opção – disse Betânia.

Além do conselho e da Coordenadoria da Juventude, outras instituições estiveram presentes demonstrando seus trabalhos e realizando oficinas, como os Alcoólicos Anônimos (AA), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Secretaria de Ação Social), a Estratégia de Saúde da Família (Fusar) e o Samu. À tarde, os alunos assistiram ao grupo Angrarte, que apresentou números circenses, de dança e de teatro.

Quem quiser saber mais sobre programas e tratamentos para dependência química pode entrar em contato com o Comen pelo telefone 3365-1229. Vitória Regina Freitas, coordenadora de Prevenção do Comen, lembra que os Alcoólicos Anônimos também podem ajudar na recuperação de narcóticos. O telefone do AA é 3342-0778.

– O programa de recuperação é o mesmo, tanto para alcoólicos quanto para usuários de drogas, e em muitos casos existe a dependência cruzada, situação em que o indivíduo é dependente tanto de álcool quanto de drogas – explicou a coordenadora.