terça-feira, 23 de novembro de 2010

Encontro Intermunicipal de Bandas e Fanfarras


Angra recebeu 29 agremiações de várias cidades do Estado


Fanfarras de vários lugares do estado do Rio de Janeiro e até de duas cidades do Estado do Espírito Santo se apresentaram durante todo o sábado, dia 20. A cidade sediou o Encontro Intermunicipal de Fanfarras, com a participação de 29 agremiações. As apresentações foram realizadas na Avenida Júlio Maria, Centro, onde foi montada uma estrutura especialmente para o evento.


O evento foi aberto pouco depois das 10h, com o hasteamento das bandeiras pelo vice-prefeito Essiomar Gomes; pela primeira-dama e subsecretária de Gestão de Projetos, Alessandra Jordão; e pelo coordenador da Juventude da Prefeitura de Angra, que organiza o evento, Zélio Nascimento. Logo depois foi dado início às apresentações, que contaram com grande público. Também prestigiaram o Encontro Intermunicipal de Fanfarras o presidente da Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar), Roberto Peixoto e a secretária de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciane Rabha que apoiaram o evento.


Na comissão julgadora estiveram profissionais respeitados pelos representantes das fanfarras: Amir Nossar, bacharel e licenciado em Educação Física com pós-graduação em ginástica rítmica; John Grant, formado em música pela Universidade do Norte do Texas e Utah; Altino Lacerda, formado em Música pela Faculdade Teológica Batista de Belo Horizonte e demais especializações; e Alexsandro Nascimento dos Santos, formado em Harmonia Avançada pela escola Pró-música.


De acordo com Zélio, o evento atraiu fanfarras de várias cidades.


“A participação de quase 30 fanfarras de todo o Estado do Rio e até do Espírito Santo mostrou a importância e grandiosidade do evento. O encontro era um sonho antigo de todos que participam de fanfarras em Angra, e no sábado realizamos isso”, disse Zélio.


Fanfarra é um tipo de banda musical, inicialmente composto por instrumentos de sopro de metal a que foram sendo incorporados outros instrumentos com estilo marcial e para exibição pública.





Premiação


Categoria Fanfarra


1º lugar – Fapebara, Campos dos Goitaquases


2º lugar – FAAT, São João da Barra


Categoria Tambor Juvenil


1º lugar – Corporação Musical Condessa do Rio Novo, Três Rios


2º lugar – Commeq, do Rio de Janeiro (Mesquita)


3º lugar – Galloway, de Angra dos Reis


Categoria Tambor Senior


1º lugar – Corporação Musical Otacílio Nunes, de Angra (E. E. Conde Pereira Carneiro)


2º lugar – Águias do Arco-Íris, de Arraial do Cabo


3º lugar – Corporação Musical Mariana Coelho, de Barra do Piraí


Categoria Banda Marcial


1º lugar – Apollo XII, do Rio de Janeiro (Santa Cruz)


2º lugar – Famuse, de Seropédica


3º lugar – Comudi, de Itapemirim - ES


Classificação Geral


1º lugar – Apollo XII – pontuação 1.080,80


2º lugar – Famuse – pontuação 1.047,70


3º lugar – Comusma – pontuação 1.020,20