quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Posse do Primeiro Conselho Municipal da Juventude de Angra dos Reis, Mais um ATO DE DEMOCRACIA da Coordenadoria da Juventude


Cerimônia, que contou com a presença do prefeito Essiomar Gomes, aconteceu no plenário da Câmara
Tomou posse na última quarta-feira, 4 de janeiro, no plenário da Câmara Municipal de Angra dos Reis, o primeiro grupo de conselheiros municipais de juventude da cidade, que ganhou forma através de uma indicação do vereador Leandro Silva e conta com o apoio irrestrito do prefeito e da Coordenadoria da Juventude.
A cerimônia aconteceu às 19h, e quase 100 pessoas participaram do evento. Na mesa de autoridades que organizou a posse do conselho estava o prefeito Essiomar Gomes, o vereador Leandro Silva, o presidente da Federação Brasileira dos Estudantes (Febrae), Bruno Teté, e o presidente da Coordenadoria da Juventude, Zélio Nascimento, que falou sobre a importância da cerimônia. “Hoje está sendo empossado o primeiro conselho municipal de juventude de Angra dos Reis. Esses jovens terão um mandato de dois anos e, no mínimo, dez metas para completar, por setorial. Sei que não vai dar para fazer tudo, mas acredito que as prioridades do conselho, eleitas no conselho de juventude, serão realizadas”, disse o presidente da Coordenadoria da Juventude, antes de incrementar a noite de festa com outra novidade. “Angra vai se tornar o segundo município do Brasil a ter um estatuto de juventude. O documento já foi enviado ao Gabinete do prefeito, e após averiguação, segue para a câmara, para ser votado”.
Dezesseis conselheiros foram eleitos, oriundos do poder público, da sociedade civil e do Legislativo – além de 16 suplentes. O conselho é consultivo, mas tem um espaço de gestão compartilhada em relação à Coordenadoria da Juventude.
O presidente do conselho, o engenheiro agrônomo Jefferson Affonso Soares, da Setorial de Meio Ambiente, foi escolhido pela sociedade civil. O diálogo aberto com a juventude vai nortear sua gestão. “Serão dois anos de muito trabalho. Primeiro vou escutar a juventude, para estabelecer o que ela quer; depois disso vamos propor ao poder público a implementação de políticas públicas de juventude. Esse vai ser o nosso principal objetivo”, explicou Jefferson Affonso.
Antes de a posse começar, o prefeito resumiu o espírito da noite. “Tudo começa através da juventude. Aqui estão os futuros vereadores e prefeitos da cidade. As cabeças estão mudando, e hoje todos sabemos da importância da juventude. O jovem tem que participar, não apenas da política de sua cidade, mas da do país”, declarou o prefeito.
Também foram votadas três moções durante o evento: apoio ao prefeito licenciado Tuca Jordão, pelo restabelecimento da saúde dele; apoio a primeira-dama Alessandra Jordão, que sempre defendeu a Coordenadoria da Juventude e apoio ao prefeito Essiomar Gomes, em prol de uma boa governabilidade.


Conselheiros titulares escolhidos
Jefferson Affonso Soares – Conselheiro Titular do Movimento do Meio Ambiente (presidente do Conselho Municipal de Juventude)
Zélio Nascimento – Conselheiro Titular do Poder Público
Vítor Henrique Padilha S. de Souza – (Vice Presidente do Conselho Municipal da Juventude) Conselheiro Titular do Poder Público
Vereador Leandro Silva – Conselheiro Titular do Poder Legislativo
Alessandra Pastana – Conselheira Titular do Poder Público
Conrado Lima Soares – Conselheiro Titular do Poder Público
Higor Reis Soares dos Anjos – Conselheiro Titular do Poder Público
Jamilly Trindade dos Anjos – Conselheira Titular do Poder Público
Lívia Flores – Conselheira Titular do Poder Público
Rafael Fagner de Oliveira – Conselheiro Titular do Esporte
Ísis Eduarda Andrade Piacentini – Conselheira Titular dos Estudantes Secundaristas
Nicolle Gonçalves de Oliveira – Conselheiro Titular dos Estudantes Universitários
José Marcello Gomes da Silva – Conselheiro Titular do Movimento Partidário
Maicon Luis Ramiro – Conselheiro Titular do Movimento Cultural
Bruno Fontes de Oliveira – Conselheiro Titular de Pessoa com Deficiência
Luan Dutra dos Anjos – Conselheiro Titular do Movimento Religioso