quarta-feira, 23 de junho de 2010

Começa a Semana Nacional de Combate às Drogas

A abertura da Semana Nacional de Combate às Drogas, realizada na manhã da segunda-feira, 21, na Praça Duque de Caxias, reuniu autoridades, crianças, adolescentes e jovens. O evento está sendo promovido pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Comissão Permanente de Segurança da Câmara Municipal.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, representou o prefeito Tuca Jordão e falou da importância da programação no município e dos projetos que a secretaria vem desenvolvendo para crianças e adolescentes, como o Polo Musical, que será inaugurado na E.M. Tânia Rita, no Belém.

Os vereadores Leandro Silva, Manoel Parente, Aguilar Ribeiro e Ilson Peixoto se fizeram presentes e reforçaram a luta que a sociedade enfrenta contra as drogas, principalmente contra o crack, que tem levado muitos jovens à morte precocemente.

“O tratamento é caro, mas a prevenção é mais barata e eficaz”, frisou o presidente da Comissão de Segurança, Leandro Silva, que ainda parabenizou o retorno do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) às escolas públicas.

A coordenadora do Projeto de Prevenção às Drogas da Secretaria de Educação, Beatriz Larrosa, representou a presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), Maria de Betânia, e falou da mobilização da sociedade pelo combate às drogas e criação de políticas públicas. “Estamos avançando nesse processo”, afirmou.

O coral de flautas e violões do Projeto Música nas Escolas, formado por alunos do Frade e do Pontal, se apresentou no evento, sob a regência do maestro Isaías de Castro, encantando a todos os presentes.

Diversas atividades foram realizadas no local, como ginástica olímpica, pela Secretaria de Esportes e Lazer, além de muita informação sobre o uso de drogas, através do Centros de Atenção Psicossocial Infantil (Capi) e CAPad (Anti drogas), da Fundação de Saúde do município (Fusar), e, também, do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), a Coordenadoria da Juventude com seu Stand. Vale ressaltar a apresentação da Banda Maestro Galloway, da Secretaria de Ação Social, que também abrilhantou o evento.

O subprefeito da Região Sul, Silas Gonçalves, estava presente e o controlador-geral do município, Luís Gustavo Marques, também.

Programação da Semana Nacional de Combate às Drogas

A programação está recheada de eventos alusivos ao combate às drogas, como palestras, e até uma caminhada pela paz da semana, na quinta-feira, 24, vai acontecer para conscientização da população.

Na terça-feira, 22, às 10h e às 15h, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Parque Mambucaba estará apresentando um espetáculo teatral, pela oficina Angrarte, no Colégio Estadual Artur Vargas, e grupos de hip-hop, formados por jovens e adolescentes, estarão animando o público.

Na quarta-feira, 23, acontecerão várias palestras em escolas municipais sobre o uso de drogas, como na E.M. Raul Pompeia, na Monsuaba, às 10h; E.M. Cleusa Fortes de Pinho Jordão, na Japuíba, às 16h; e na E.M. Prefeito José Luiz Ribeiro Reseck, no Frade, às 19h. Vale ressaltar que o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) vai voltar a realizar o curso, ministrado aos alunos do 4º ano, com a duração de três meses, em 10 escolas municipais e cinco estaduais, e estará realizando a palestra na Monsuaba.

A semana será finalizada na quinta-feira, 24, às 10h, com uma Caminhada da Paz, mobilizada pela Igreja Católica, que terá sua concentração na Praça do Carmo e percorrerá as ruas do Centro com o slogan “Vida sim, drogas não!”.