quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Juventude de Angra agora tem Voz



Passeata realizada na sexta-feira, 14 de Maio, marcou o lançamento da Coordenadoria Municipal da Juventude

Em uma grande passeata, que levou mais de mil jovens às ruas do Centro de Angra, a prefeitura lançou a Coordenadoria Municipal da Juventude, na manhã da sexta-feira, 14.

O movimento, contou com estudantes das redes pública e privada, entre 14 e 29 anos, fanfarras, grupos jovens de movimentos culturais entre outros. A concentração foi na Praça do Carmo e o sentimento era de liberdade e conquista de voz para a juventude do município.

Diversos projetos da prefeitura, realizados pelas Secretarias de Ação Social, Educação, e Esportes e Lazer, tiveram suas representações, como o Gol Social, Oficinas de Tae Kwondo, Karatê, alunos do Pró-Jovem, e as fanfarras Maestro Galloway e Banda Municipal Estudantil de Angra dos Reis (Bamear).

A passeata percorreu as ruas do Centro e seguiu até a Prefeitura Municipal, onde o prefeito Tuca Jordão aguardava para discursar. Ele enfatizou a importância da coordenadoria, que pertence à Secretaria de Governo, e foi projetada pela Subsecretaria de Gestão de Projetos, gerida pela primeira-dama Alessandra Jordão.

“Vocês são o futuro da nossa cidade e por isso acreditamos em uma conscientização política e de direitos da juventude. Essa conquista não é minha e nem do governo, mas de vocês. Estamos juntos para assumir essa responsabilidade e lutarmos contra as drogas, bebidas e violência que têm levado embora muitos dos nossos jovens”, falou o prefeito Tuca Jordão, que frisou ainda a educação como um dos nortes principais do governo.

“Estamos lutando para investir em educação, pois sei que há mudanças em uma sociedade quando se investe em educação”, reforçou ele.

O coordenador da Juventude, Zélio Nascimento, contou o histórico da luta pelos direitos dos jovens, como o passe livre dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, conquistado em 1998, e agradeceu a confiança do prefeito e da primeira-dama, em lhe dar a responsabilidade de criar a coordenadoria.

Quem emocionou a todos foi a dupla Malu (vocal) e Alan (flauta doce), do Belém, que apesar da deficiência visual, ultrapassaram barreiras e apresentaram duas canções, cantadas em inglês, mostrando a importância de projetos voltados para os jovens.

Logo após, a passeata seguiu para a Praça do Porto, onde bandas locais, grupos de dança e culturais, como a Cia. Arena, Dançarte Angra, Sheila Klautau se apresentaram, além de talentos como o rapper gospel D‘Thomaz e DJs jovens, como Conrado e Paulo Vitor.

Quem finalizou o evento foi o MC Sapão, que levantou a galera até o final da tarde.

Missão da Coordenadoria Municipal da Juventude

Atualmente, em Angra, cerca de 34% da população é jovem, na faixa etária entre 14 a 29 anos, o que prova a necessidade da criação do órgão, que é inserido na Secretaria de Governo e Defesa Civil na Subsecretaria de Gestão e Projetos, responsável por assegurar, no âmbito municipal, políticas públicas para os jovens de 14 a 29 anos.

Segundo a primeira-dama e subsecretária de Gestão de Projetos, Alessandra Jordão, o objetivo o desenvolvimento da identidade e da autonomia dos jovens do município de Angra dos Reis, identificando-os como cidadãos que têm direitos e deveres.

“A missão da Coordenadoria da Juventude é promover o diálogo entre o Poder Público e os movimentos juvenis e incentivar a prática de ouvir o jovem e incluí-lo na elaboração de soluções para os seus problemas sociais, econômicos e culturais”, contou ela.

Fonte: Subsecretaria de Comunicação.
Fotos: PMAR