quarta-feira, 16 de junho de 2010


Coordenadoria da Juventude no Parque Mambucaba

A primeira Casa da Juventude será no bairro e oferecerá oficinas de teatro, dança, esportes e outras

A Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Angra está trabalhando a todo vapor, através de núcleos nos bairros do município, onde jovens de 14 a 29 anos se reúnem para expor suas ideias sobre o poder público e opinar sobre as ações públicas voltadas para eles. A primeira reunião foi na segunda-feira, 7, no Ciep 495- Guignard, no Parque Mambucaba, e cerca de 200 jovens estavam presentes.

Segundo o coordenador Zélio Nascimento, a ideia da reunião é deixar o jovem falar e apresentar propostas, como a da Casa da Juventude, que dentro de 30 dias será inaugurada no bairro.

“O prefeito Tuca Jordão está dando todo o apoio necessário, e, através da Subprefeitura da Região Sul, a quadra ao lado do Centro Cultural do bairro, que estava inutilizada, será reformada para dar lugar à primeira Casa da Juventude do município, onde serão realizadas oficinas de teatro, dança, esportes e outras atividades”, contou Zélio, explicando ainda que será nos moldes dos Centros de Referência da Juventude espalhados pelo Estado do Rio, em locais de maior vulnerabilidade social.

O coordenador falou ainda que, por meio de um inventário, todas as ações públicas e privadas, como grupos de teatro, dança, fanfarras e evangélicos, foram conhecidas e poderão utilizar também o espaço, que será coordenado pelo núcleo local da juventude.

Outra ação que será realizada no bairro, são as palestras socioeducativas, que a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, através do Centro de Apoio às Famílias (CAF), fará no dia 10, no Ciep 495 Guignard, e, no dia 11, na E.M. Nova Perequê, sobre saúde dos jovens, drogas e violência.

O próximo bairro a sediar uma reunião será o Frade, no dia 29 de junho, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), às 19h, onde serão, nos próximos dois meses, concentradas as ações.

“Nosso objetivo é chegar a Garatucaia até o final do ano”, finalizou Zélio Nascimento.