quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Angra na Conferência Estadual da Juventude

Delegação do município será a 2ª maior do estado e terá representantes em Brasília Pela primeira vez Angra dos Reis irá participar de uma conferência estadual da juventude. A delegação do município já é presença confirmada na 2ª Conferência Estadual de Juventude do Rio de Janeiro, que será realizada nos dias 28, 29 e 30 de outubro, no Circo Voador, Rio de Janeiro. A participação do município está sendo organizada pela Prefeitura de Angra, através de sua Coordenadoria da Juventude.

A delegação do município será a segunda maior do evento, com 23 delegados, ficando atrás apenas da do Rio de Janeiro, com 100. Dos 23 delegados angrenses, sete são do poder público e 16 da sociedade civil, o que inclui entidades estudantis, religiosas e políticas.

Com o lema “Conquistar direitos, desenvolver o Brasil”, a Conferência Estadual de Juventude é organizada pelo governo do estado e pela Superintendência de Políticas para a Juventude. O objetivo é debater as principais causas da juventude no estado e no país. Serão três temas: Juventude – democracia, participação e desenvolvimento nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e integração das políticas públicas de juventude.

O evento é uma preparação para a 2ª Conferência Nacional de Juventude, que será realizada em Brasília, de 9 a 12 de dezembro, sob o lema “Juventude, desenvolvimento e efetivação de direitos”. Durante a conferência nacional, a presidente Dilma Rousseff deverá sancionar a PEC da Juventude, que irá funcionar como um estatuto da juventude em âmbito nacional.

De acordo com o coordenador da Juventude, Zélio Nascimento, a participação em grande número de Angra dos Reis na etapa estadual possibilita que o município envie delegados também para a etapa nacional.

– Nós teremos uma participação expressiva na conferência do Rio de Janeiro e nossa expectativa é ter na Conferência Nacional da Juventude pelo menos cinco delegados de Angra, o que é motivo de muito orgulho para nós – afirmou o coordenador.