sábado, 1 de outubro de 2011

II Seminário de Políticas Antidrogas


Evento aconteceu no Ciep 495, no Parque Mambucaba Foi realizado na manhã do dia 21 de setembro, no CIEP 495 Guignard, o II Seminário de Políticas Antidrogas. Evento organizado pela Prefeitura de Angra através da Coordenadoria da Juventude, o seminário teve como objetivo transmitir valiosas informações aos jovens sobre o tema, de maneira criativa.
A Secretaria de Ação Social e a de Educação, Ciência e Tecnologia apoiaram o evento, assim como o Creas, a Comissão de Saúde na Prevenção das Drogas, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), o Caps A.D e o Capsi, o Alcoólicos Anônimos de Angra dos Reis e o Pró-jovem – muitos deles instalaram postos de informações no pátio do Ciep, localizado no Parque Mambucaba.
O presidente da Coordenadoria da Juventude, Zélio Nascimento, falou sobre o diferencial do evento e as atividades realizadas. “Este seminário é um evento diferente, em que os jovens participam ativamente de oficinas como a do teatro do oprimido, yoga, bioenergética e biodança. Em vez de o jovem ficar sentado escutando palestras sobre o que é droga, uma coisa que ele já sabe, ele vai participar ativamente de uma oficina cultural ligada ao tema”, explicou o presidente da coordenadoria.
As oficinas foram realizadas nas salas de aula do colégio, com os alunos participando gratuitamente das atividades. Mais de 1.500 alunos passaram pelo Ciep, que ainda recebeu a presença de vereadores do município e de outras autoridades.
O primeiro seminário do tipo aconteceu na Casa Larangeira, no meio do ano. A partir de uma ideia do Conselho Municipal de Entorpecentes de Angra dos Reis (Comen), ficou definido que o evento seria realizado em outros bairros – em outubro o seminário será organizado em Jacuecanga e, até o final do ano, todos os distritos do município receberão a ação, inclusive a Ilha Grande.