sábado, 1 de outubro de 2011

Jovens angrenses em noite de homenagens


Coordenador da prefeitura é homenageado pela Câmara. Grupos jovens tocaram na Praça do Porto A Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Angra esteve presente na Câmara Municipal, na sexta-feira, dia 23, para participar da cerimônia comemorativa pelo pelo Dia da Juventude (22 de setembro), organizada pela casa legislativa. O evento serviu para enaltecer a força da juventude do município, homenagear com moções de aplauso jovens de destaque em diversas áreas e discutir políticas para o setor. Enquanto a cerimônia acontecia na Câmara, shows de diversas bandas católicas e gospel animavam o público na Praça do Porto. Era a Noite da Juventude Católica e Gospel, organizada pela Coordenadoria da Juventude.

Os números reforçam a importância da cerimônia e das discussões. De acordo com dados da última pesquisa do IBGE, anunciados durante a cerimônia, 28% da população brasileira é constituída por jovens, o que significa cerca de 48 milhões de jovens. Em Angra, de acordo com o último censo, de 2010, há em torno de 60 mil jovens, o que equivale a um terço da população angrense. É compreendida como jovem a parcela da população na faixa etária dos 14 aos 29 anos.

Além de vereadores, a cerimônia da Câmara teve a participação do coordenador da Juventude, Zélio Nascimento, representando a prefeitura, do padre Gilberto, da Paróquia Santíssima Trindade, e de jovens de vários segmentos, como partidos políticos, igrejas e movimentos estudantis, que fazem parte do Fórum da Juventude.

Zélio Nascimento discorreu sobre os avanços da política municipal voltada para os jovens depois da criação da Coordenadoria da Juventude pela prefeitura. Ele falou sobre os projetos e ações do setor ao longo de seus 16 meses de criação. A coordenadoria já atendeu cerca de 20 mil jovens, por meio de 12 projetos e 10 programas. Zélio anunciou os próximos passos que serão dados pela prefeitura, como a posse do Conselho Municipal da Juventude, que irá acontecer no próximo dia 1° de janeiro, e a criação do Estatuto da Juventude. A previsão do coordenador é de que o estatuto seja sancionado pela prefeitura até o final deste ano. Ele citou também a inédita participação de Angra na 2ª Conferência Estadual da Juventude, no próximo mês.

– Nós estaremos no Rio de Janeiro para a conferência e, com certeza, vamos ter na Conferência Nacional da Juventude pelo menos cinco delegados de Angra, o que é motivo de muito orgulho para nós – disse o coordenador. A conferência nacional será realizada no mês de dezembro em Brasília.

Zélio foi um dos 21 homenageados pela Câmara com moções da aplauso. Ele recebeu a honraria pelo seu trabalho à frente da Coordenadoria da Juventude. Jovens da área do esporte, política, religião, comunicação, dentre outras, receberam a homenagem, além de associações como a Trupe do Descoco e o Greminho Futebol Clube.

O padre Gilberto ressaltou a importância do evangelho para a formação ética dos jovens e momentos importantes da história política brasileira em que os jovens foram fundamentais.

– O que seria da sociedade brasileira se não surgissem entre os jovens tantos movimentos de transformação, como o dos caras-pintadas, que até hoje é lembrado como um movimento que mudou a realidade democrática brasileira - destacou o padre.

Enquanto a cerimônia era realizada, começava a Noite da Juventude Católica e Gospel, mais um evento da Semana da Juventude. Com muita música e louvor, o público agitou com as atrações, que foram a banda D7G, Shekinah, Ministério Madureira, Ministério PIB Nova Angra, banda Apocalipse, Grupo Alfa, banda Salmos, DJ Célio e o grupo teatral Angrarte.