sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Prefeitura através da CMJ, realiza Seminário Antidrogas


Evento reuniu entidades do setor e alunos da rede municipal A Prefeitura de Angra, através de sua Coordenadoria da Juventude, realizou na quarta-feira, dia 19, na Japuíba, o III Seminário de Políticas Antidrogas. O evento, organizado na Escola Municipal Santos Dumont durante a manhã e a tarde, foi mais uma ação do governo municipal no combate às drogas junto a crianças e adolescentes. O objetivo foi conscientizar os jovens contra a disseminação das drogas no município. Estudantes de diversas escolas municipais e entidades que atuam no setor estavam presentes.

Os alunos participaram de oficinas de artesanato (fuxico, embalagem e pintura em plástico), bioenergética e teatro do oprimido. A bioenergética é uma forma de terapia corporal, que também trabalha a respiração e ajuda os pacientes a lidar melhor com as emoções. O teatro do oprimido, de cunho social, se utiliza de exercícios, jogos e técnicas teatrais tendo como alicerce a estética do oprimido.

Diversas escolas municipais levaram seus alunos, dentre elas, a Mauro Sérgio da Cunha, Cleuza Jordão, Tereza Pinheiro etc. Além dos alunos da Santos Dumont. O seminário é resultado de uma parceria entre a prefeitura e o Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen). Além do conselho, estiveram presentes os Alcoólicos Anônimos (AA), Centro de Atenção Psicossocial Infantil e Adulto, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Secretaria de Ação Social), Estratégia de Saúde da Família (Fusar) e Projovem.

A primeira edição do seminário foi realizada na Casa Larangeira, no Centro, e a segunda, no Ciep 495, no Parque Mambucaba. A meta é fazer um seminário por região, abrangendo todo o município.

As ações contra as drogas continuam. Na segunda-feira, dia 24, a coordenadoria estará levando sua campanha de combate às drogas ao grupo Amo Vidas, do Parque Mambucaba, entidade que atua no tratamento de dependentes químicos. E na terça-feira, dia 25, o setor lança a Cartilha para Pais de Crianças, peça que faz parte da campanha antidrogas do governo federal. As escolas municipais escolhidas para o lançamento são a João Carolino dos Remédios (às 10h), no Morro da Glória II, e Professor Sílvio de Castro Galindo (às 14h), no Camorim.