quinta-feira, 5 de abril de 2012

Coordenadoria lança cartilha antidrogas


Material é voltado para jovens usuários. Iniciativa faz parte do programa To Ligado
A Prefeitura de Angra, por meio de sua Coordenadoria da Juventude, realizou nesta segunda-feira, dia 19, o lançamento da cartilha “Mudando Comportamentos”, voltada para o combate às drogas. A cartilha é uma publicação do governo federal e o lançamento em Angra é uma iniciativa da Coordenadoria da Juventude, em parceria com a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Angra dos Reis. A cerimônia foi realizada no plenário da Câmara e contou com a presença do coordenador de Juventude, Zélio Nascimento, e do presidente do Conselho Municipal de Juventude, Jeferson Afonso Soares.

O lançamento da cartilha faz parte do programa Tô Ligado, da Coordenadoria da Juventude, através do qual atividades socioeducativas são realizadas nas escolas, sempre abordando temas relevantes para os jovens. Essa é a quarta cartilha lançada no município pelo programa. Dois mil exemplares serão disponibilizados ainda neste mês pelo governo federal e distribuídos pela Coordenadoria nas escolas. O material também ficará disponível na versão digital, para download, no site da prefeitura. A ideia da Coordenadoria é também disponibilizá-lo no site da Câmara Municipal.

– Em se tratando de combate às drogas, cada um tem que fazer a sua parte. O governo, o poder legislativo, a Coordenadoria, o Conselho de Juventude e, principalmente, a família. Se toda essa engrenagem funcionar, nós iremos conseguir, de uma forma mais rápida, destruir a palavra droga em nossa sociedade – disse Zélio Nascimento.

A cartilha é voltada para o jovem que é usuário, diferente de outras já lançadas pela Coordenadoria, voltadas para pais e educadores. A nova cartilha traz questões que devem ser respondidas pelos jovens, para ajudá-los a conhecer seus próprios desejos e elaborar um plano de mudanças. A cartilha apresenta alternativas que podem ajudar o usuário a mudar seus hábitos e se livrar do vício.

– A educação e a família são os principais focos para tirar as pessoas das drogas – defendeu Jeferson Afonso.

Também participaram da cerimônia de lançamento representantes de vereadores, do Conselho Tutelar, da Secretaria de Educação do município, do Conselho Municipal de Juventude, dentre outros.